Análise do perfil da banca examinadora – Concurso Agente Penitenciário – GO

  1. HISTÓRICO
    O IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) atua há mais de 10 anos na realização de concursos para ingresso em instituições públicas e privadas. Tem sede em Brasília e grande experiência na organização de editais federais.
    De acordo com informações de seu site oficial, já passaram pelas provas da banca IADES mais de um milhão de pessoas em cerca de 150 processos seletivos de diversos modelos.
  2. NÍVEL DE DIFICULDADE
    A banca IADES é considerada difícil, comparado a FGV ou Cespe/Cebraspe. As provas costumam ser de múltipla escolha, com cinco alternativas. Como suas questões são direcionadas para o cargo em disputa, em alguns casos é solicitado ao candidato a elaboração de textos ou de redação. Nessas ocasiões, os temas indicados, em geral, são assuntos atuais em diversas áreas da sociedade.
  3. EXIGÊNCIA POR DISCIPLINA – QUAL O PERFIL DA ELABORAÇÃO DAS QUESTÕESCONHECIMENTOS GERAIS
    Língua Portuguesa: A disciplina de Língua Portuguesa traz questões de Gramática Normativa e Linguística bastante complexas, com enunciados longos que exigem muita atenção do candidato. Os textos abordam temas atuais voltados à área do cargo em disputa. Entre os conteúdos programáticos mais utilizados nessa matéria estão: correção gramatical das reescrituras, valores semânticos das preposições. Acentuação, ortografia, períodos simples e composto, colocação pronominal.

    Matemática e Raciocínio Lógico: As provas de Matemática e Raciocínio Lógico da banca IADES  são consideradas enigmáticas, porque solicita no edital um vasto conteúdo programático, mas nem tudo aparece nas questões. Ou seja, você pode acabar dando mais atenção a um assunto e, na hora da prova, haver mais perguntas de outro. Então o ideal é ter uma preparação equilibrada e manter a calma durante as respostas. Os tópicos mais cobrados nessas matérias são:
    Operações, propriedades e aplicações Princípios de contagem, probabilidade, arranjos, permutações, combinações Conjuntos numéricos, operações com conjuntos, razão e proporção, equações e inequações, sistemas de medidas, volumes Geometria, compreensão de estruturas lógicas, lógica de argumentação e diagramas lógicos.

    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    As provas de Direito da banca IADES são conhecidas por cobrarem em 95% das questões a letra da lei, ou “lei seca”. Há uma pequena porcentagem de doutrina (especialmente em Direito Administrativo) e quase nada de jurisprudência. Como preza pela literalidade da legislação, é uma prova na qual costumam se sair melhor os candidatos com facilidade de memorização.

    Embora o foco das provas de Direito do IADES Concursos esteja na letra da lei, a banca costuma solicitar a doutrina de alguns autores da área do Direito. Os nomes recorrentes são:
    Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro em Direito Administrativo.
    Pontes de Miranda em Direito Constitucional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *