O que é Pós-Graduação? Saiba como decidir qual é a ideal para você

Leia a matéria completa para conhecer o modelo que mais se adequa ao seu perfil pessoal e profissional.

Pedro Ribeiro| Blog Rede Juris

Muitas pessoas têm duvidas na hora de diferenciar o que são a pós graduação, especialização, MBA, mestrado, e doutorado. Se você também tem dificuldade em entender essa diferenças, chegou ao lugar certo. Nós aqui da Rede Juris, vamos ajudar você a compreender de uma vez por todas o que como cada modalidade funciona e qual é a mais indicada de acordo com seu perfil e demandas profissionais que você possa ter.

Não há um caminho fácil para o sucesso. Para escolher uma pós-graduação você precisa avaliar quais são suas necessidades, sua expectativa profissional e momento profissional.

Pós-Graduação:

De início, é importante frisar que a pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica. Na pós você pode decidir se continua a desenvolver o que aprendeu na graduação, focando em um campo específico da sua área de atuação. Além disso, você também tem a possibilidade de buscar cursos em áreas diferentes da sua formação, de acordo com a carreira profissional que desejar seguir. Dentre os diversos modelos possíveis de pós estão: especialização, mestrado, doutorado, MBA.

  • Pós-graduação stricto sensu: A pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado, fundamentais quando se pensa em seguir carreira científica ou praticar a docência em instituições de nível superior. Além destes, há a modalidade de mestrado profissional, que é menos voltada para a pesquisa e docência, e mais focada no dia-a-dia profissional.
  • Pós-graduação lato sensu: Já a pós-graduação lato sensu se relaciona com cursos de especialização, englobando cursos de Master Business Administration (MBA). Essa pós-graduação é voltada para desenvolver novas habilidades que podem ampliar o seu valor no mercado de trabalho.

1) Especialização:

A especialização está na modalidade de pós-graduação lato sensu. Como o próprio nome sugere, o curso é ideal para aqueles que pretendem ser um especialista em determinada área. A especialização também auxilia no domínio de técnicas necessárias para a atuação no campo escolhido. A aplicação prática é o principal objetivo da especialização.

2) MBA:

O Master Business Administration ou MBA, em uma tradução literal significa: Mestrado em Administração de Negócios. Esse tipo de pós é voltada para os profissionais que almejam alcançar cargos de liderança. O curso molda o profissional para colocar em prática, técnicas administrativas e de gestão, para que sejam aplicadas em sua respectiva área profissional. Os alunos são estimulados a utilizarem recursos de gestão para buscar soluções de problemas e situações reais, sob orientação de um orientador.

3) Mestrado:

De modo geral, o mestrado dura entre um a dois anos. Nessa modalidade o estudante é acompanhado por um professor para o desenvolvimento de uma pesquisa. A opção do mestrado é ideal para aqueles que pretendem se aprofundar na parte teórica que foi estudada durante a graduação. No final do curso, é apresentada uma dissertação sobre os dados analisados na pesquisa. O aluno consegue o título de mestre depois ter o trabalho examinado por uma banca.

Existem dois cursos de mestrado:

  • Mestrado Profissional: Ideal para quem quer aprender mais da parte prática da sua profissão. Além disso, o estudante também desse tipo de Mestrado oferece um aprofundamento em sua área de formação, o foco é usos mais cotidianos. Por isso, o profissional formado não se qualifica com o objetivo de praticar a docência ou pesquisa, mas sim pensando no desenvolvimento profissional para sua própria atuação no setor privado.
  • Mestrado Acadêmico: Essa pós-graduação introduz o aluno para seguir no caminho científico. Para aqueles que buscam o caminho da pesquisa esse é o método mais aconselhável. Se preparando para um possível aprofundamento no doutorado. Além disso, o curso também é indicado para quem busca ser professor em instituições de ensino superior.

4) Doutorado

Parecido com o mestrado acadêmico, o Doutorado também é direcionado a quem quer seguir carreira acadêmica e de pesquisa. Durante os estudos, o aluno precisa cumprir disciplinas obrigatórias e desenvolver um projeto de pesquisa. É necessário elaborar uma tese inédita, que contribua e seja relevante para o conhecimento naquela área profissional.

Ao concluir o curso de Doutorado no  campo desejado escolhida, o profissional se qualifica para dar aulas no ensino superior em instituições públicas e se habilita como pesquisador, podendo orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado dentro de sua área de pesquisa

O curso geralmente dura entre três e quatro anos e, ao final, o formando recebe o título de Doutor. Há também a possibilidade de se realizar um pós-Doutorado (chamado também de pós-doc). Essa modalidade não é exatamente um curso. Na verdade é uma extensão de uma pesquisa geralmente iniciada durante o Doutorado. Para concluí-lo é necessário entregar um relatório, artigo científico ou inovação de uma tecnologia ou produto.

Independente da pós-graduação que você desejar seguir, não há um caminho fácil para o sucesso. É necessário muita dedicação. Para escolher uma pós-graduação você precisa avaliar quais são suas necessidades, sua expectativa profissional e momento profissional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *